-
Arquitetos: Steven Holl Architects
- Ano: 2017
-
Fotografias:Paul Warchol
-
Fabricantes: Kirlin, Wittmann
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro leva as artes na Universidade de Princeton a níveis mais altos ao expandir significativamente a performance, o ensaio e os espaços de ensino para as artes em instalações novas e de vanguarda. O complexo cria uma nova porta de acesso ao campus, conferindo-lhe forma enquanto maximiza a porosidade e o movimento.
O completo artístico desenhado por Steven Holl Architects em associação com BNIM, reúne os programas do Centro Lewis para as artes em dança, teatro, teatro musical e oficinas de Princeton além da expansão do departamento de música nas suas instalações educativas e de pesquisa no novo edifício. O complexo compreende o Edifício Wallace de Dança e Teatro; a Torre de Artes que inclui a Galeria Hurley, escritórios administrativos e estúdios adicionais; e o Novo Edifício de Música. Os três edifícios estão integrados no subsolo por um fórum, um espaço aberto de reunião interior de 743 metros quadrados. Sobre o fórum existe uma praça ao ar livre com um espelho d'água. As claraboias na piscina filtram a luz natural, iluminando o fórum subterrâneo.
Incentivando a curiosidade e a interação, a nova praça das artes possui vistas aos espaços de dança e teatro e ao espaço de ensaio orquestral. Como um convite público aberto, esse espaço de entrada possui o objetivo de conectar a comunidade local com a Universidade. O Edifício Wallace de Dança e Teatro se desenvolve de acordo com a ideia de uma "coisa dentro de outra coisa".
O teatro "black box" está composto por aço, enquanto os teatros de dança são feitos com espuma de alumínio, madeira esbranquiçada e concreto. Uma "escada de dança" conecta todos os níveis.
A Torre de Artes é desenvolvida com um conceito "integrado", sua torre de pedra conecta-se com as proporções do histórico Arco de Blair de Princeton. O novo edifício de música é desenvolvido segundo a ideia de "suspensão". Acima da grande sala de ensaio orquestral, as salas de aula individuais estão suspensas sobre uma estrutura de aço.
Acusticamente separadas, essas câmeras de madeira individuais possuem uma qualidade ressoante. A estrutura de concreto dos três edifícios são de pedra de Lecce, de 1 milhões de anos, extraída de Lecce, Itália.
O novo centro para artes leva seu nome e foi possível em parte através de um presente de US$ 101 milhões oferecido para a Universidade, realizado em 2006 pelo falecido Peter B. Lewis, da turma de Princeton de 1955 e ex-fiduciário da Universidade.